Aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 08, reunião entre a presidente do CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia Márcia Helena da Fonseca e representantes da Secretaria de Saúde de Palmas para debater vários assuntos de interesse das classes. O encontro foi virtual devido às medidas de contenção da Covid-19 e contou com a participação da secretária Municipal de Saúde Valéria Silva Paranaguá, o gerente da UVCZ – Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses Auriman Cavalcante e a diretora de Vigilância e Saúde Marta Malheiros.

O assunto vacinação contra Covid-19 abriu a reunião. Márcia Helena destacou a importância da imunização dos médicos-veterinários, considerados da área da saúde e que atuam no serviço de atendimento essencial, como clínicas e hospitais veterinários. “Entendendo o conceito de Saúde Única e o papel dos médicos-veterinários frente o combate de zoonoses (doenças que podem ser transmitidas dos animais para o homem), estes profissionais são considerados da área da Saúde por todos os órgãos de saúde, incluindo a OMS – Organização Mundial de Saúde e devem ter prioridade na vacinação também”, defendeu.

A secretária Municipal de Saúde Valéria Paranaguá confirmou que Palmas segue o calendário nacional de imunização e que todos os profissionais de saúde devem ser vacinados na primeira fase, obedecendo a escala de preferências dentro da mesma. Assim, devem ser vacinados primeiramente profissionais na linha de frente do combate à Covid-19, idosos acima de 90 anos, trabalhadores de instituições de acolhimento de idosos, jovens e adultos com deficiência institucionalizados. De acordo com a chegada de novas remessas e as Notas técnicas do Ministério da saúde, estão sendo ampliados os profissionais de saúde.

O segundo tema tratado foi uma possível parceria para melhorar as ações de Saúde Pública, no combate aos maus tratos de animais e controle populacional de cães e gatos na cidade de Palmas. “Com a pandemia e as fakes news, vimos aumentar o número de animais abandonados e sofrendo maus-tratos e é preciso combater esses atos de forma contundente”, disse a presidente Márcia Helena.

Na ocasião, também foi falado sobre a campanha de vacinação anti-rábica de cães e gatos, que começa nesta semana em Palmas, pela zona rural. Após a finalização desta etapa, as equipes de saúde irão imunizar os animais da área urbana. Para evitar aglomerações, ficou determinado que na zona rural as equipes irão visitar no período da manhã as casas, imunizando os animais. A vacina é recomendada para cães e gatos, saudáveis, a partir dos três meses de idade. Após a vacinação, o animal fica imune à doença, por um ano.

Assessoria de Comunicação
Andressa Figueiredo