O meio ambiente é tudo aquilo que permite a vida, que a abriga e rege, envolvendo os humanos, os animais e toda a vida vegetal. O médico-veterinário e o zootecnista são profissionais muito importantes neste cenário, minimizando os impactos gerados, seja na produção de alimentos ou na criação de animais, ao meio ambiente. Estes profissionais, atendendo às normativas pertinentes à sua atividade, realizam educação ambiental, seja capacitando sua equipe ou orientando seus clientes sobre as melhores formas de proteger e ajudar o meio ambiente.

Segundo a presidente do CRMV Tocantins e médica-veterinária Márcia Helena da Fonseca, além disso, os profissionais podem atuar em pesquisas de proteção ambiental, biodiversidade, ecoepidemiologia de doenças, entre várias outras áreas com foco na conservação do meio ambiente. “Médicos-veterinários e zootecnistas são agentes de defesa ambiental, mas todos os cidadãos devem  ter consciência ambiental e buscar a preservação do meio ambiente”, disse.

Dentre as ações de conservação do meio ambiente que podem ser praticadas por todos podemos citar: o descarte de lixo adequado, separando descartáveis de biodegradáveis; reciclar e reutilizar; evitar o desperdício de água, reutilizando sempre que possível; não deixar equipamentos em stand by; e evitar o consumo exagerado e inconsciente de roupas, por exemplo.

O Conselho aproveita a data e parabeniza todos os Agentes de Defesa Ambiente pelo seu dia e conclama a todos os cidadãos para um novo despertar de consciência ambiental. E você, o que tem feito para ajudar o Meio Ambiente?

Ascom do CRMV Tocantins
Andressa Figueiredo
Palmas, 04 de fevereiro de 2022.