A medicina veterinária vai muito além de cuidar da saúde dos animais. Este é o lema da campanha desenvolvida pelo sistema CFMV/CRMVs neste ano de 2023. A campanha está rodando desde o começo de setembro, e mostra a importância dessa profissão para animais, homens e meio ambiente. Como parte da ação desenvolvida pelo CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins, profissionais que atuam no Estado estão sendo convidados a contar um pouco da sua história e do seu trabalho.

Iza Alencar Sampaio de Oliveira é uma dessas profissionais. Apaixonada por animais desde criança e pela Saúde Pública desde a faculdade, o trabalho a trouxe para o Tocantins, fazendo-a deixar sua terra natal. Aqui atua na Secretaria Estadual de Saúde e é responsável por coordenar ações de controle, prevenção e vigilância de zoonoses, doenças que podem ser transmitidas dos animais aos homens, nos 139 municípios do Tocantins. Iza é médica-veterinária e cuida da saúde humana também.

Veja a entrevista abaixo e conheça essa profissional da Saúde Única tão importante para o Estado:

CRMV Tocantins – Como ocorreu a escolha pelo curso de medicina veterinária e onde fez faculdade?

Iza Alencar – Na casa dos meus pais e dos meus avós sempre tiveram vários animais, e eu amava! Eu cresci rodeada deles e amando o convívio. Quando chegou a hora de decidir, eu não tive dúvidas, queria medicina veterinária.

Sou natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e me formei na Escola de Agricultura de Mossoró (ESAM, Hoje Universidade Federal do Semi-árido -UFERSA), em 2003.

Optei por estudar para concursos, e em 2004 me inscrevi para um concurso do Tocantins. Nunca tinha vindo aqui, mas na semana que vim para fazer a prova, me apaixonei. Tudo tão diferente do Nordeste, especialmente a vegetação amazônica. Fiz a prova em Araguaína e ainda passei uns dias em Araguatins. Amei de cara.

CRMV Tocantins – Quando formamos, idealizamos como gostaríamos que nossa carreira fosse. Você pode dizer que alcançou o que desejava naquela época?

Iza Alencar – Na faculdade sempre gostei de saúde pública e defesa agropecuária, e o concurso no Tocantins me deu a oportunidade de trabalhar na saúde pública. Sou analista de controle de zoonoses na Secretaria de Estado da Saúde (SES) e trabalho na vigilância epidemiológica desde 2006, quando assumi o concurso. Já trabalhei com inseticidas, entomologia médica, doença de Chagas, e desde 2016, estou na área de Zoonoses e Animais Peçonhentos, sendo a responsável por ela desde 2017.

Eu almejava muito o concurso do Ministério da Agricultura. Tentei algumas vezes, cheguei próximo, mas não entrei. Mas na Saúde Pública com as zoonoses, saio de casa para trabalhar feliz. Isso que sempre quis de verdade: trabalhar na minha área de formação, que amo e me identifico plenamente, e ser feliz no que faço. Nunca pensei em sair da área da medicina veterinária.

CRMV Tocantins – Fale um pouco do seu trabalho hoje, o que faz e qual seu maior desafio?

Iza Alencar – Na vigilância de zoonoses da SES trabalho com a prevenção de doenças em humanos, mas também cuido da vigilância da doença nos animais, no olhar de saúde única e em parceria com outros órgãos. O maior desafio hoje, acredito que seja manter os profissionais das 139 Secretarias Municipais de Saúde capacitados, seguindo os protocolos e ações vigentes para a vigilância e prevenção de zoonoses e acidentes por animais peçonhentos.

CRMV Tocantins – O que mais te encanta na medicina veterinária?
Iza Alencar – Primeiro os animais, tudo começou por eles, e que tenho uma paixão e admiração. Mas na minha formação ao longo dos anos (na faculdade, no trabalho e na vida), vejo hoje o quanto somos privilegiados de ter um olhar sensível e capaz de enxergar as relações humanas, animais e ambientes com grande complexidade e cuidado. Esse universo que para a gente não fragmentado, que me encanta! E esse olhar começou lá atrás!

CRMV Tocantins – Como você vê o mercado de trabalho para médicos-veterinários no Tocantins?

Iza Alencar – Não conheço muito o mercado de trabalho para médicos veterinários no Tocantins, mas sei que quem se esforça e é bom no que faz, ganha seu espaço! Mas às vezes, o começo pode ser difícil.

CRMV Tocantins – O que você gostaria de falar para todos os recém-formados na área?

Iza Alencar – O recém-formado nem sempre consegue iniciar trabalhando no que já sabe que ama e queria! O importante é não desanimar e lutar sempre pelo seu sonho, e às vezes, até trabalhar no que não se identifica. Eu já fiz isso, e sei que tudo é aprendizado! É questão de não desistir de seus sonhos!

Nunca desista de seus sonhos! Nossa profissão é a mais linda de todas! E somos profissionais singulares! Acredite em você!

Palmas, 03 de outubro de 2023.