Cerca de 70 pessoas, entre profissionais e acadêmicos, participaram do primeiro Seminário de Orientação Profissional de 2023 do CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins. O evento aconteceu de forma on-line pela plataforma Sympla, na noite desta terça-feira, dia 28 de março.

A médica-veterinária e secretária-geral do Conselho Luana Ribeiro fez a abertura do evento, desejando boas-vindas a todos e ressaltando a importância da capacitação e estudo para o desenvolvimento das atividades de Responsável Técnico. “Estamos aqui para fortalecer o que nós acreditamos ser também nossa missão: orientar os profissionais para desenvolver suas atividades. Contem sempre conosco”, disse.

Em seguida o médico-veterinário e assessor técnico Filipe Carrilho falou sobre o Código de Ética para médicos-veterinários e zootecnistas, disponível no site do CRMV Tocantins. “Esse é um assunto muito importante e que permeia todas as profissões. É preciso estar muito atento às regras e legislações, como por exemplo fazer publicidade indevida e colocar atendimentos com preços promocionais são ações vedadas pelo Código de Ética e os profissionais podem responder por isso”, comentou Carrilho.

As médicas veterinárias Ana Carolina de Assis e Raquel Braga, cofundadoras da marca RTVets e convidadas do CRMV Tocantins, falaram em seguida sobre os “Quatro passos para construir uma carreira de Responsável Técnico”, enfatizando a grande quantidade de áreas em que o profissional médico-veterinário pode atuar. “O profissional pode atuar na Indústria, na Saúde Pública, no Comércio, em estabelecimentos veterinários e aí dentro de exposições, centros de treinamentos, clínicas. É uma infinidade de áreas”, pontuou.

“O médico-veterinário pode ganhar muito bem atuando como RT e precisa estar atento e sempre se atualizar, conhecer as legislações muito bem, para ser um profissional requisitado pelo mercado”, disse Raquel Braga, que respondeu várias perguntas sobre a função de RT, como por exemplo se o médico-veterinário e proprietário pode ser o RT do seu empreendimento.

Luana Ribeiro finalizou a programação do Seminário explicando as recentes mudanças para obtenção da carteira profissional e mostrou como deve ser realizada a solicitação pelo Siscad. “Ficou ainda mais fácil e mais prático e o profissional só precisa se atentar para as imagens e documentos requisitados e fazer a solicitação da cédula normalmente”, destacou.

Após as palestras, os profissionais responderam a um formulário de validação do Seminário. Os certificados, que servem para o registro como Responsável Técnico de estabelecimentos, serão enviados pelos e-mails cadastrados.

A acadêmica de medicina veterinária Cristina da Conceição Pereira resumiu o sentimento da maioria dos participantes. “Foi um seminário ótimo, onde aprendi muito sobre RT e tenho interesse em continuar me aprofundando no tema”, disse em avaliação do evento, representando os 86,3% dos participantes que têm interesse em participar de um Seminário de RT Avançado.

Palmas, 29 de março de 2023.