Uma cerimônia com homenagens e emoção marcou a reinauguração da sede do CRMV Tocantins no começo da noite da última sexta-feira, dia 24 de setembro, em Palmas. O evento contou com a presença do presidente do CFMV – Conselho Federal de Medicina Veterinária Francisco Cavalanti de Almeida, além da diretoria do CFMV, de representantes de Conselhos Regionais de 17 estados, e ainda de colaboradores e parceiros do CRMV Tocantins.

O prédio tem 26 anos e ficou em obra por seis meses, readequando-o às normas de acessibilidade, redividindo salas e modernizando toda a sede. Os recursos foram oriundos do Termo de Convênio nº 004/2020, do CFMV. “Tivemos muitos desafios em tocar uma obra no meio da pandemia, tanto que tivemos que licitar duas vezes. É a realização de um sonho para as categorias médica-veterinária e zootecnista. Em todos os momentos tivemos o apoio do Conselho Federal, que junto conosco está deixando um legado para nossos jurisdicionados”, disse em discurso a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca.

O primeiro homenageado da noite, Dr Francisco Cavalcanti de Almeida, elogiou a gestão do Conselho Regional e parabenizou a todos pela grande conquista. “Quando Márcia nos apresentou a proposta de reforma da sede, acreditamos no sonho e embarcamos na sua concretização. Sabemos das dificuldades de tocar a obra na pandemia, mas a equipe soube superá-los e estão de parabéns. Quem ganha é a sociedade, com o fortalecimento das classes, sem dúvida”, comentou. Dr Francisco recebeu do presidente da Anclivepa do Tocantins, Daniel Dias, uma placa destacando o trabalho desenvolvido no CFMV.

Reconhecimento
A primeira mulher eleita presidente de um Conselho Regional do País, Arlete Amaryles Mascarenhas é do Tocantins e também foi homenageada durante a cerimônia. “As mulheres estão cada vez mais inseridas no agronegócio, mas para chegarmos até aqui tivemos mulheres corajosas e desbravadoras abrindo caminhos. Dra Arlete é uma dessas mulheres especiais que inspirou muitos profissionais por sua competência e dedicação”, comentou Márcia Helena. Arlete, também foi agraciada com flores entregues pelo seu filho Lucas Mascarenhas e com placa do presidente do CRMV Rio de Janeiro e amigo de longa data, Romulo Spinelli.

“Eu tenho muito orgulho de toda minha trajetória, representando as mulheres numa área onde os homens eram a grande maioria. Superamos muitos desafios e eles ainda existem, mas devemos prosseguir”, disse Arlete, que lembrou da trajetória da médica-veterinária Joina Teles de Carvalho  Lelis, falecida em 2017, e que agora dá nome ao auditório do Conselho.

O filho de Joina, Theo Sales Carvalho Lelis, de 7 anos, emocionou a todos ao ler a placa em homenagem à sua mãe. O momento foi acompanhado pela médica-veterinária e irmã de Joina, Laudicéia Carvalho Teles, e pelo viúvo Iris Sales Lelis que descreveu com emoção as lembranças à esposa. “Com certeza esse momento ficará marcado na nossa memória. Obrigado a todos”, falou.

Agradecimentos
A presidente do CRMV-TO agradeceu ao CFMV pelo apoio financeiro, aos parceiros, em especial ao Assindefesa, que acolheu a equipe do Regional em sua sede, durante seis meses. “Agradeço também aos integrantes do Conselho Federal e do Tocantins, que não mediram esforços para concretizar a reforma”, finalizou Dra Márcia.

Renovação
Segundo a presidente do CRMV Pernambuco Elisa Araújo, a reforma transformou toda a sede do Conselho, que irá beneficiar toda a sociedade, além dos profissionais e empresas filiadas. “O espaço ficou maravilhoso. A obra foi muito bem conduzida pela diretoria, formada toda por mulheres, inclusive. Estão de parabéns, pela renovação do Conselho, pela reinauguração e pela cerimônia, que foi muito emocionante mesmo”, pontuou Elisa.

Autoridades
Também participaram do evento o presidente do Ruraltins Fabiano Miranda, o presidente da Anclivepa Daniel Dias, o vice-presidente da Adapec Francisco Ramos, o diretor-geral do IFTO – Campus Araguaína Cristiano Mateus, presidente do Assindefesa Luciano Gondin, diretor do Assindefesa Gabriel Ribeiro, diretor Administrativo do Crea Luis Michelin, o diretor da Multua Marco Vaz e representante da Birivet Araguaína Flávia Suzuki.

Palmas, 24 de setembro de 2021.