Festas juninas e os cuidados com os pets
O tempo de festas juninas chegou e o CRMV Tocantins orienta a população sobre os cuidados básicos que devemos ter com os animais domésticos. O objetivo é evitar acidentes com os pets, que podem ficar agitados com o barulho da festança, além de querer provar as iguarias típicas.
“É preciso entender que o sistema digestivo dos animais é diferente dos humanos e muitas comidas fazem muito mal para eles, podendo levar até ao óbito. Então é sempre bom evitar que eles comam doces, e outros pratos típicos como pamonha, canjica, entre outros”, explicou a médica-veterinária e presidente do Conselho Márcia Helena da Fonseca.
Outro cuidado é com fogos, bombinhas e rojões. Os pets tem a audição muito mais sensível e fogos com estampido (proibidos no Tocantins desde janeiro de 2023), rojões e bombinhas podem provocar ataques de ansiedade e pânico, tentativas de fuga e consequentemente acidentes. Para evitar que isso ocorra, recomenda-se:
Manter cães e gatos afastados de ambientes barulhentos;
Não soltar fogos de artifício, bombinhas e rojões;
Não prender os animais com correntes e coleiras;
Mantê-los distantes de fogueiras;
Verifique se portas e janelas estão bem seguras;
Se o animal já teve episódios de pânico, não o deixe sozinho em casa durante as festas e procure um médico-veterinário ou zootecnista comportamental para orientação.
Além disso, o CRMV Tocantins recomenda que em caso de acidentes, procure um médico-veterinário o mais breve possível para examinar e prescrever o melhor tratamento para o pet!
Ascom CRMV Tocantins
Palmas, 14 de junho de 2024.