Devido ao grande sucesso do Curso de Resenha, Legislação, Pelagem, Coleta de Material para AIE e Mormo, foi necessário transferir o local das aulas teóricas. Agora as palestras teóricas acontecerão no auditório 563 do Prédio do Complexo Laboratorial do Ceulp Ulbra, em Palmas, no dia 21 de novembro, a partir das 8h. Já as aulas práticas continuam no mesmo lugar, o Regimento de Polícia Montada, localizado na zona rural de Palmas.

A capacitação é obrigatória, atendendo à uma exigência estadual, normatizada pela Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, para os profissionais com interesse em realizar ou manter a habilitação nos Programas Estadual e Nacional de Sanidade dos Equídeos.

AIE

A Anemia Infecciosa Eqüina ou AIE é uma doença de evolução lenta causada por um vírus que ataca os cavalos, jumentos, burros e mulas de qualquer idade. Não existe cura nem vacina contra essa doença, por isso, a prevenção e a conscientização são as maneiras mais eficazes de combater a doença.

Mormo
O mormo é uma zoonose infectocontagiosa causada pela bactéria Burkholderia mallei que acomete primeiro os equídeos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida eventualmente a outros animais e ao ser humano. A doença é transmitida a humanos pelo contato com animais infectados.

Convidado palestrante
Esta edição do Curso contará com a participação do médico-veterinário Flávio Gomes de Oliveira (CRMV-RS). Oliveira possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Foi médico-veterinário do Jockey Club do RGS de 1997 a 2004. Diretor do Centro Veterinário Avançado Neovet de 2004 a 2012. Coordenador do curso de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade Murialdo no período de 2013 à 2018. Coordenador do Centro Veterinário Murialdo (CVM), em 2020 e professor dos cursos de Medicina Veterinária e Tecnologia em Agronegócio da Faculdade Murialdo e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Medicina Veterinária e Tecnologia em Agronegócio da mesma instituição. Membro titular da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). Membro titular do CONSUP (Conselho superior da Faculdade Murialdo) no período de 2012 à 2020. Avaliador ativo do INEP/MEC. Atualmente é Conselheiro Titular eleito do CRMV/RS na gestão 2021 à 2024. Assessor Especial no Governo Estadual do RS. Professor de Pós-Graduação da Faculdade IDEAL. Tem experiência nas áreas de Clínica e Cirurgia Equina, Medicina Esportiva Equina e Consultoria Agropecuária, desenvolvendo trabalhos de ensino, pesquisa e extensão nas respectivas áreas.

Programação do curso
Dia: 21 de novembro de 2023
Aulas teóricas Local: auditório 563 do Completo Laboratorial do Ceulp Ulbra

08h – Abertura

08h30- Palestra de ética – Palestrante: M.V Filipe Carrilho. (CRMV TO)

09h- Legislação Instrução normativa n°04 e n°10, com a mv e responsável Técnica do PESE.(ADAPEC), Isadora Mello Cardoso,

10h- Intervalo

10h15- Programa estadual de sanidade dos Equídeos e Notificações de doenças, com a mv e responsável Técnica do PESE.(ADAPEC), Isadora Mello Cardoso

10h45 -11:30- Programa de Bem-estar Animal, com a mv e responsável Técnica do programa de Bem-estar Animal (ADAPEC) Joseanne Cademartori

11:30-12:00-Programa de controle de eventos (ADAPEC), com mv Frederico Borba Diniz

12:00- Almoço.

14:00-16:00- Resenha em equídeos, com o palestrante convidado mv Flávio Gomes de Oliveira (CRMV-RS)

16:00- Intervalo 16:30- Colheita e envio de materiais, com mv da Adapec César Romero Barbosa Bucar

17:30- 18:00- Encerramento
Aula prática Local: RPMON – CAVALARIA MILITAR DA PM.

Dia: 22 de novembro de 2023.

Horário: 08:00- 12:00 Prática: Resenha em equídeos, com mv Flávio Gomes de Oliveira (CRMV-RS)

Prática: Coleta de amostras com mv da Adapec César Romero Barbosa Bucar

Palmas, 16 de novembro de 2023.