CRMV Tocantins debate melhorias no Sistema Nacional de Fiscalização
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins (CRMV-TO) participou da Conferência Nacional da Fiscalização, promovida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). O evento aconteceu entre os dias 03 e 07 de novembro, em Brasília (DF) e reuniu representantes dos Conselhos Regionais de todo o país, com o propósito de fortalecer o trabalho fiscalizatório, compartilhar experiências e alinhar diretrizes que garantam o exercício ético e responsável das profissões de médico-veterinário e zootecnista.
Durante a programação, os participantes discutiram boas práticas de gestão, estratégias de aprimoramento da fiscalização, integração entre regionais e planejamento de ações conjuntas. Painéis, oficinas e mesas de debate promovem um ambiente de aprendizado e troca de conhecimento entre os profissionais do Sistema CFMV/CRMVs.
Segundo a presidente do CRMV Tocantins, Márcia Helena da Fonseca, estar presente em uma conferência nacional como essa é fundamental para aprimorar o trabalho, reforçar a transparência e fortalecer o compromisso do Conselho com a sociedade e as classes profissionais. “Com dedicação e comprometimento, o CRMV Tocantins segue atuando para garantir fiscalizações cada vez mais eficientes, educativas e alinhadas às boas práticas profissionais. Em 2025, já batemos a meta anual do Plano Nacional, com mais de 700 fiscalizações”, destacou a presidente.
A fiscalização é uma das principais missões dos conselhos de classe, pois garante que o exercício profissional ocorra dentro dos princípios éticos, técnicos e legais que protegem tanto a sociedade quanto os próprios profissionais. Por meio dela, o Conselho assegura que médicos-veterinários e zootecnistas atuem de forma responsável, promovendo a saúde animal, a segurança dos alimentos e o bem-estar coletivo. Além de seu caráter orientativo, a fiscalização fortalece a credibilidade das profissões e reafirma o compromisso do Sistema CFMV/CRMVs com a qualidade dos serviços prestados à população.
