CRMV Tocantins debate gripe aviária e medidas de proteção
O CRMV Tocantins, representado pela conselheira Fabiana Chagas, participou na última sexta-feira, dia 23 de maio, de nova reunião do Comitê Estadual de Sanidade Avícola (Coesa). O encontro aconteceu no auditório do Sescoop, em Palmas, uma semana após suspeita de caso de gripe aviária no Tocantins, descartado pela Adapec – Agência de Defesa Agropecuária.
Durante a reunião foram debatidas as medidas de biosseguridade nas unidades de produção e a defesa sanitária das aves no Estado para reforçar a prevenção de doenças, como a gripe aviária, registrada em estados como Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Também foram abordados, a intensificação as notificações, com vigilância passiva por parte dos Responsáveis Técnicos e/ou granjeiros; Alinhamento de estratégias de ação conjunta para proteger a sanidade avícola no Tocantins; medidas para conter a expansão de granjas irregulares; e estreitamento de parcerias com Ruraltins, Naturatins, SEAGRO, CEFAU, CRMV, SES, entre outros.
Segundo a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca, a participação do CRMV Tocantins em grupos de trabalho e comitês é essencial para fortalecer a atuação integrada na defesa da saúde animal e da sanidade pública, além da valorização das categorias. “Estar presente nesses espaços permite contribuir com decisões estratégicas, estreitar parcerias e garantir que nossos profissionais estejam alinhados às melhores práticas, promovendo a proteção da população e o desenvolvimento responsável da medicina veterinária no estado”, disse.
Ascom CRMV Tocantins
Palmas, 27 de maio de 2025.