O CRMV Tocantins está em campanha em alusão ao mês do Médico-veterinário, comemorado em setembro. Para destacar e valorizar os profissionais desta área que tem mais de 80 formas de atuação, o CRMV Tocantins entrevistará e mostrará quem são os profissionais que atuam no Estado. A médica-veterinária Candice Colombo dos Santos é a primeira entrevistada desta ação, seguindo a campanha do Sistema que tem como slogan “Medicina Veterinária: é ciência, é medicina, é agro, é única e vai além”, desmistificando a crença de que médicos-veterinários cuidam somente da saúde dos animais. Assim como Candice que atua no Serviço de Inspeção Municipal de Porto Nacional, a 60 km de Palmas, e faz parte da tríade Saúde Única, cuidando da saúde humana.

Isto porque o Serviço de Inspeção Municipal é um dos órgãos responsáveis por garantir a segurança alimentar da população e tem como principal objetivo assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios que são produzidos no município e que chegam até a mesa do consumidor. O médico-veterinário é responsável por inspecionar e verificar possíveis alterações que torne os alimentos impróprios para o consumo humano. Além de acompanhar a cadeia produtiva, o médico veterinário é responsável por decidir o que está em condições próprias para consumo e condenar aqueles que são impróprios e que podem transmitir doenças às pessoas. Ou seja, o médico-veterinário também é responsável por resguardar a saúde humana.

Confira abaixo a entrevista!

CRMV Tocantins- Como ocorreu a escolha pelo curso de medicina veterinária?
Candice –  Desde criança sempre tive um amor especial pelos animais. Todas as minhas brincadeiras envolviam cachorros, gatos, cavalos, galinhas, e eu sempre me imaginava como a médica deles. Nunca me passou pela cabeça seguir outra profissão porque a medicina veterinária sempre foi minha paixão.

Fui para Santos/SP cursar medicina veterinária e me formei em 2005. Em 2006 retornei a Palmas e comecei a trabalhar no Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins com avicultura, fiz pós-graduação em Produção em Aves na Universidade Federal do Tocantins e em 2011 retomei meu sonho inicial: formei uma sociedade e abri uma clínica veterinária. Em 2013 passei num concurso e comecei minha trajetória como inspetora de alimentos. Fiz outra pós-graduação na área de Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, porém hoje atuo integralmente na área de inspeção, no Serviço de Inspeção Municipal de Porto Nacional e como Responsável Técnica em indústrias de produtos de origem animal com registro no SIE – Serviço de Inspeção Estadual e no SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

CRMV Tocantins – Quando formamos, idealizamos como gostaríamos que nossa carreira fosse. Você pode dizer que alcançou o que desejava naquela época?
Candice – Posso afirmar que sou uma pessoa realizada, pois tive a oportunidade de atuar em todas as áreas que sempre me apaixonaram e, finalmente, encontrei minha verdadeira vocação.

CRMV Tocantins – Na sua opinião, qual o maior desafio para os profissionais atualmente?
Candice – Um dos maiores desafios é a falta de valorização, pois muitas pessoas não compreendem a magnitude da medicina veterinária e, consequentemente, não oferecem o respeito devido que a profissão merece.

CRMV Tocantins – O que mais te encanta na medicina veterinária?
Candice – A medicina veterinária é tão ampla, com uma infinidade de especialidades, como clínica e cirurgia de pequenos, grandes, animais silvestres, animais de produção, melhoramento genético, inspeção de alimentos, zoonoses, reprodução, piscicultura, que não há como não se encantar pela profissão.

CRMV Tocantins – Como você vê o mercado de trabalho para médicos-veterinários no Tocantins?
Candice – Há municípios no estado do Tocantins que não há sequer um médico-veterinário atuando, portanto, os profissionais que estão dispostos a se inserir no mercado de trabalho terão grandes oportunidades.

CRMV Tocantins – O que você gostaria de falar para todos os recém-formados na área? Algo que você gostaria que tivessem dito a você quando se formou.
Candice – Como costumo dizer, a medicina veterinária não é uma profissão fácil. Ela exige dedicação e comprometimento constantes. Precisamos nos manter atualizados, pois a área evolui rapidamente, com novas tecnologias e descobertas. Somente o amor pela profissão nos levará além dos nossos sonhos.