O médico-veterinário, conselheiro do CRMV Tocantins e membro da Comissão de Inspeção, Segurança e Tecnologia de Alimentos e Saúde Pública Fernando Loiola participou entre os dias 16 e 18 de maio, do II Fórum e I Seminário da Comissão Nacional de Tecnologia e Higiene Alimentar do Conselho Federal de Medicina Veterinária (Contha/CFMV), realizado em Brasília – DF. O evento reuniu os membros da comissão nacional e representantes de 17 Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs).

O objetivo dos Encontros foi fortalecer a atuação do médico-veterinário na área de segurança de alimentos de origem animal e para isso a comissão e os representantes das comissões técnicas de alimentos dos regionais discutiram e estruturaram em conjunto o plano de ações a serem realizadas.

Segundo Loiola, o fortalecimento da atuação do médico-veterinário na área de segurança de alimentos de origem animal é fundamental. “O mv é um profissional indispensável para a manutenção e crescimento de toda a cadeia produtiva de proteína animal e isso justifica todas as ações em torno desse trabalho de valorização e fortalecimento”, disse.

Para a médica-veterinária e secretária do CRMV Tocantins Luana Ribeiro, ter representantes do Tocantins participando de evento nacionais como este é imprescindível para o desenvolvimento de ações na região. “Há muita troca de informações e temos a oportunidade de conhecer o que está dando certo em outros estados e tentar aplicar por aqui também. O Conselho tem feito um trabalho muito importante junto às Prefeituras, destacando o papel fundamental do médico-veterinário nas secretarias de saúde e também nas secretarias de agricultura e pecuária dos municípios e isso poderá ser ampliado”, explicou.

Além do Tocantins, estiveram presentes os CRMVs dos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Amapá, Amazonas e Distrito Federal.

I Seminário da Contha/CFMV
Como parte da programação e consolidação dos trabalhos, o I Seminário da Comissão Nacional de Tecnologia e Higiene Alimentar (Contha/CFMV) foi realizado no dia 18. O evento contou com a participação das comissões regionais e teve transmissão on-line, via plataforma Zoom, aberta a profissionais da área de alimentos.

No seminário, temas atuais e emergentes da área foram apresentados por palestrantes, como o médico-veterinário André Duch, do Instituto Mineiro Agropecuário (IMA-MG), que abordou a produção dos queijos artesanais de Minas Gerais; e a médica-veterinária Sibelli Ferrão, integrante da Contha, que falou sobre fraudes em produtos de origem animal e novas técnicas de detecção.

Palmas, 22 de maio de 2023