Fiscais do CRMV Tocantins encontraram em ação realizada na cidade de Paraíso do Tocantins, a 60 km de Palmas, medicamentos com o prazo de validade vencidos. Os responsáveis pelo estabelecimento foram orientados a realizar o descarte correto do material, ou seja, devolvendo para a empresa que coleta frascos de medicamentos.

O CRMV Tocantins alerta profissionais e tutores sobre os riscos de utilizar medicamentos vencidos e mau armazenados. “As duas ações podem causar até mesmo a morte do animal, tendo em vista que o medicamento pode formar uma nova substância tóxica; ser local de proliferação de fungos e bactérias, causando uma infecção; ou mesmo perder totalmente seu efeito e não atuar no organismo de acordo com o previsto, piorando o estado de saúde do animal”, comentou o médico-veterinário e assessor técnico do CRMV Tocantins Filipe Carrilho.

Vale destacar, que o estabelecimento pode ser autuado e multado, e o Responsável Técnico responder processo ético junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Palmas, 23 de março de 2023.