As festas juninas são muito esperadas pelos humanos, mas aos animais podem causar estresse e ansiedade. Além das bombinhas, os fogos de artifício, são responsáveis por gerar problemas com cães, gatos e até aves. Isso porque os animais são mais sensíveis aos ruídos dos foguetes e fogos e podem entrar em pânico para fugir do barulho e se machucarem.

“Por isso, é importante que os tutores fiquem atentos aos sinais clínicos dos pets e procurem resolver o problema, deixando os mesmos em casa, protegidos do barulho e nunca sozinhos durante o foguetório”, explicou a médica-veterinária e tesoureira do CRMV Tocantins Nilda Távora.

Outra dica importante é não deixá-los presos com correntes e coleiras, já que na agitação podem se machucar de forma grave. “Alguns animais não apresentam pânico com barulhos altos, mas outros sim. Nestes casos, o médico-veterinário ou zootecnista da área de comportamento animal deve auxiliar com a prescrição do tratamento mais adequado”, pontuou Nilda.

Dicas
– Mantenha seu pet dentro de casa ou em algum lugar seguro;
– Não prenda o animal com correntes ou coleiras;
– Evite fugas, fechando portas, janelas e portões;
– Tente distrair os animais com brincadeiras;
– Não deixe que os animais comam pratos juninos que podem fazer muito mal ao animal, como pamonhas, canjicas, doces, entre outros;
– Consulte um profissional de confiança; e
– Nunca dê medicação sem indicação médica.

Ascom CRMV – Tocantins
Andressa Figueiredo
Palmas, 24 de junho de 2022.