Mercado de trabalho e ética foram os temas da palestra ministrada pela médica-veterinária e secretária do CRMV Tocantins Joseanne Cademartori, durante Aula Magna para acadêmicos da Ulbra – Universidade Luterana de Palmas. O evento aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 21 de fevereiro, e também contou com a presença do reitor da instituição Marcelo Müller e de cerca de 60 pessoas, entre acadêmicos e servidores.

Segundo Joseanne, a palestra foi muito positiva com a participação ativa dos estudantes de medicina veterinária. “Eles fizeram muitas perguntas sobre o mercado de trabalho e sobre o Código de Ética. Além de esclarecer todas as dúvidas, colocamos o Conselho à disposição para orientá-los”, comentou.

Ao longo de 50 anos de profissão regulamentada, os profissionais vêm consolidando a importância da sua atividade no cuidado pela saúde e o bem-estar dos animais, na preservação da saúde pública, na  produção de alimentos saudáveis e em atividades voltadas para garantir a  sustentabilidade ambiental do planeta.

São mais de 80 áreas de atuação, indo além do trabalho em clínicas e consultórios veterinários. Eles atuam em atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor; têm papel fundamental na agropecuária brasileira; podem trabalhar como consultores, responsáveis técnicos, docentes e peritos criminais, judiciais e administrativos; exercem atividades em laboratórios para análise de solo, para análise da água; realizam pesquisas em alimentos; participam da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal; entre tantos outros.

Ascom CRMV – Tocantins
Andressa Figueiredo
Palmas, 22 de novembro de 2021.