No mês de maio é comemorado o Dia do Zootecnista, homenageado no dia 13, e para celebrar o CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins, Zootecnia Forte e a Faculdade Unicatólica irão realizar nos dias 12 e 13 de maio, a quinta edição do Zootins – Encontro de Zootecnistas do Tocantins. Devido a pandemia, o evento será realizado pela plataforma Google Meet, sempre às 19h30. Os links de acesso serão disponibilizados no dia 12, quarta.

Segundo a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca a ideia é debater dois temas relevantes para a profissão, que tem mais de 80 áreas de atuação e é responsável por desenvolver, promover e controlar a produção e a produtividade dos animais úteis ao homem, assim como outras tecnologias. “A atividade do zootecnista deve levar em conta a importância da gestão e do empreendedorismo, já que o profissional lida com aspectos administrativos e econômicos da produção”, explicou a presidente.

Na primeira noite do Zootins, teremos a palestra “Zootenista 4.0 – Como se tornar o profissional que o mercado deseja”, com o zootecnista Eduardo Heinzen e do zootecnista Jonahtan Melo. Eduardo é Master Coach de Carreira pelo IGT International Coaching, formado em zootecnia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e mestre em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará. É extensionista agropecuário no Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá há 10 anos.

Na segunda noite, dia 13, quinta-feira, teremos “Papo de conselheiros: A Zootecnia no Sistema CFMV/CRMV”, com o zootecnista e conselheiro efetivo do CRMV PR Dr. Ricardo Pereira Ribeiro e com o zootecnista e conselheiro efetivo do CRMV TO Thiago Fontolan Tardivo. Ricardo possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestrado em Genética e Melhoramento Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (1999). Atualmente é professor associado do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Manejo, Genética, Melhoramento Genético, Conservação Génética em peixes de água doce, atuando principalmente nos seguintes temas: Oreochromis niloticus, piscicultura, tilápia do nilo, reprodução de peixes e Piaractus mesopotamicus, Melhoramento Genético e Biologia Molecular.