Com um layout moderno, o site do CRMV Tocantins está de cara nova nesta quarta-feira, dia 31 de março. Os conteúdos foram reorganizados para facilitar o acesso às informações com uma navegação segura, rápida e intuitiva, respeitando as diretrizes de transparência determinadas pela Lei de Acesso à Informação (LAI). Outra novidade, é que a plataforma pode ser traduzida para o inglês/espanhol e visualizada em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

A infraestrutura da plataforma segue a linha de identidade visual e navegação do CFMV – Conselho Federal de Medicina Veterinária, que disponibilizou a tecnologia para o CRMV Tocantins, treinou nossa equipe para manutenção dos conteúdos e realizou o processo de migração domínio antigo para o novo. “O site é limpo, organizado e muito fácil de alimentar com os conteúdos, o que vai facilitar ainda mais a comunicação entre nosso Conselho e filiados. Estamos felizes com mais essa mudança para melhor e queremos agradecer ao CFMV, em especial à equipe de Tecnologia da Informação, pela excelente estrutura e apoio incondicional para a mudança”, disse a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca.

Concebido de maneira flexível para se adaptar a diferentes tamanhos de tela, atendendo a uma ampla variedade de dispositivos, e mantendo a gestão do conteúdo organizada, a chamada responsidade é um dos destaques do site. “Alguns sites não conseguem acompanhar a quantidade de dispositivos disponíveis e ao clicar em alguns conteúdos, o site não abre as páginas por completo. O novo site prevê tudo isso e se adequa”, comentou.

Na nova proposta, o cabeçalho disponível permite acesso rápido ao menu principal, ícones de conteúdos mais acessados e campo de busca. O menu principal está estruturado em oito grupos: Institucional, Legislações, Profissionais, Empresas, ART, Fiscalização, Comunicação, e Transparência e Prestação de Contas. Nos ícones à direita o acesso aos conteúdos mais buscados é facilitado: Convênios, ART On-line, Certidão Negativa de Débitos, Atualização Cadastral e Certficados.

Já na área de destaque os usuários podem acessar os destaques e as últimas notícias do Conselho. Mais embaixo temos a agenda, com as datas de todos os eventos, plenárias e reuniões da Diretoria, além de podcasts, galeria de fotos e vídeos. Por último, os filiados poderão ver as redes sociais do CRMV Tocantins, com as últimas postagens para rápida visualização.

Transparência
O botão Transparência e Prestação de Contas é outro destaque do site, atendendo o que determina a Lei de Acesso à Informação (LAI) e o que preconiza o TCU – Tribunal de Contas da União.

Idiomas e Libras
Para acessar nos idiomas basta clicar, na barra superior, nos links “English” ou “Español” – localizados entre o campo Busca e os ícones que levam às mídias sociais do Conselho. Já para visualizar a versão em Libras, é preciso clicar no ícone – no formato de duas mãos acenando – que se encontra à direita da tela. Reconhecida como meio legal de comunicação e expressão (Lei nº 10.436/2002), a oferta de Libras pelo CFMV cumpre a Lei nº 13.146/2015, chamada Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Em seu Artigo 63, a legislação tornou obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no Brasil ou por órgãos de governo. O plugin de Libras escolhido pelo CFMV  para os sites do Sistema foi o VLibras, parceria entre o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ascom CRMV TO