A presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca participou de reunião nesta quarta-feira, dia 01 de setembro, do Grupo Técnico Gestor de Retirada da Vacinação contra Febre Aftosa no Tocantins, participantes do Bloco IV. O encontro aconteceu na sede da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, em Palmas. O Conselho passou a integrar o Grupo Gestor desde o mês de agosto como membro efetivo.

Para Márcia Helena o momento é de grande importância para o Estado e para o Brasil no avanço sanitário e irá abrir novas portas para o produto tocantinense. “O status de livre de febre aftosa sem vacinação é um desejo antigo do setor agropecuário e fico feliz em participar da história que está sendo construída nesse momento, representando o CRMV Tocantins”, pontuou a médica-veterinária.

Para o segundo semestre de 2022, o Grupo Técnico Gestor propôs o agendamento de uma audiência na Assembleia Legislativa para apresentar o andamento do plano; a criação de três comitês regionais de sanidade animal (Araguaína, Paraíso e Gurupi)  e a realização de um Fórum Estadual de retirada da vacinação contra febre aftosa.

Participam do Grupo Técnico Gestor Estadual, além do CRMV Tocantins, Adapec; Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins; Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro); Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet); Fundo Privado de Defesa Agropecuária do Tocantins (Fundeagro); Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins); e o Sindicato das Indústrias de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e Derivados (Sindicarnes).

Pandemia
A retirada da vacinação nos estados do Bloco IV estava prevista para maio de 2021, mas foi prorrogada por um ano por conta da pandemia da Covid-19. Integrantes do Bloco I e V já retiraram a vacinação em 2019 e receberam o selo internacional de livre de febre aftosa sem vacinação recentemente.

Com informações da Adapec
Palmas, 02 de setembro de 2021.