Desde o dia 18 de janeiro, os tocantinenses prioritários já estão sendo vacinados contra a Covid-19, e nesta semana os médicos-veterinários de alguns municípios começaram a receber a primeira dose da imunização. Os médicos-veterinários são da área da saúde e por isso, considerados prioritários também, devendo ser vacinados na primeira fase de imunização nacional. 

Na cidade de Colinas, a 276 km de Palmas, o médico-veterinário que atua na Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins-  Giliarde de Almeida, foi vacinado nesta terça-feira, dia 09, juntamente com os outros quatro colegas do escritório regional. “Mandamos um ofício à Secretaria do Município informando nossa prioridade como profissionais da área da saúde e fomos atendidos, assim como todos os médicos-veterinários do município”, explicou Giliarde, acrescentando que recebeu a vacina da Astrazeneca da Fiocruz e a segunda dose ocorrerá daqui 90 dias. “É a realização de um sonho ser imunizado depois de todas essas perdas irreparáveis para tantas famílias”, pontuou. 

Na cidade de Miracema, a 88 km de Palmas, o médico-veterinário que atua no setor de Endemias/Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde Rogério Bezerra Costa, também foi vacinado contra Covid-19 na semana passada. “Recebi com grande entusiasmo e segurança de que caminharemos para a diminuição dos casos da doença”, disse o médico-veterinário Rogério.

Em Palmas, a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca foi informada em reunião on-line que os médicos-veterinários serão vacinados dentro do Plano Nacional de Vacinação, de acordo com a chegada de novas remessas de vacinas e obedecendo as Notas Técnicas do Ministério da Saúde. 

“Estamos acompanhando o desenvolvimento da vacinação nos municípios. Alguns estão mais céleres, até por conta da quantidade de pessoas que devem ser imunizadas, e estamos informando e solicitando que todas as unidades de saúde atendam a prioridade destes profissionais da saúde”, explicou a presidente Márcia Helena, acrescentando que em breve se encontrará com representantes da Secretaria de Saúde de Araguaína, a 380 km de Palmas, e segunda cidade com maior número de casos. 

Acompanhe
No Tocantins, os 139 municípios e a Secretaria Estadual de Saúde já foram oficiados pelo Conselho sobre a prioridade destes profissionais e a orientação do CRMV Tocantins é para que o médico-veterinário se informe na Secretaria Municipal de Saúde do seu município sobre a vacinação contra a covid-19.  Ao todo, são 1.216 médicos-veterinários cadastrados no CRMV Tocantins. Para a vacinação, os médicos veterinários devem apresentar a carteira profissional, emitida pelo CRMV Tocantins.  

CNS
Entendendo a importância do médico veterinário no controle e combate de zoonoses (doenças que podem ser transmitidas dos animais para os homens), este profissional é considerado da saúde e desde outubro de 1998, o Conselho Nacional de Saúde, determinou através da Resolução nº 287,  que o mesmo deve ter acesso igualitário aos serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo vacinação prioritária.

Assessoria de Comunicação
Andressa Figueiredo