As noites dos dias 02 e 03 de setembro foram de muito debate e difusão de conhecimento com a 2ª edição da Semev – Semana do Médico Veterinário, organizada pelo CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins. O evento abriu as comemorações do mês do médico-veterinário no Tocantins, que ainda contará com eventos de parceiros como Sovetto – Sociedade de Medicina Veterinária do Tocantins, faculdades Ceulp/Ulbra e Unicatólica do Tocantins.

Na primeira noite da Semev, edição on-line devido a pandemia Covid-19, o evento foi aberto com a palestra “Atribuições do RT Médico Veterinário em estabelecimentos industrializadores dos Produtos de Origem Animal”, ministrada pelo Dr José Maria dos Santos Filho, do estado do Ceará.

Logo depois teve a palestra “Biotecnologia Aplicada na Reprodução Bovina”, com o médico-veterinário Dr Ruswel Ribeiro (Top Vet Embriões) que falou do mercado promissor de reprodução animal e explanou sobre as melhores técnicas usadas. Ao final, os participantes tiraram dúvidas sobre superovulação, estágio na área, valores por transferência, entre outros. A participante Ketren Carvalho Gomes parabenizou o debate. “Excelente palestra. Evento top. Parabéns ao CRMV-TO pela iniciativa”, disse.

Na segunda noite, dia 03, o evento começou com um Talk Show, sobre “Proteção Jurídica na Medicina Veterinária”, com experts na área de direito e medicina veterinária, que tiraram dúvidas sobre prazo para arquivamento de documentos, cuidados com publicidade, valorização profissional, responsabilidade técnica, ensino educacional superior e a impossibilidade de implantação da telemedicinaveteirnária. “Sabemos que neste momento de pandemia muitos estão questionando sobre a possibilidade de uso da telemedicina, mas com animais o mais indicado é clínica mesmo, porque o tutor pode não perceber alguns sintomas, que o profissional irá analisar pessoalmente com o contato, com a consulta”, explicou Arivan Arraes.

Após o Talk Show foi ministrada a palestra “Nutrição funcional do paciente geriátrico”, com Dra Marjiory Martins (Vetnil), mostrando a importância da suplementação para a prevenção e controle de doenças em cachorros e gatos. “Podemos iniciar a suplementação para atender uma demanda ou logo quando o pet está sendo gerado no ventre da mãe. A nutrição é fundamental para um animal saudável”, explicou.

Para a médica veterinária Débora Coelho o nível dos palestrantes foi altíssimo, aumentando o interesse pelo evento. “Foi um evento de muito aprendizado, tanto no âmbito profissional quanto pessoal e o Talk Show sobre Proteção Jurídica e a palestra sobre RT médico-veterinário tiraram muitas dúvidas minhas”, comentou.

Segundo a presidente do CRMV Tocantins, Márcia Helena da Fonseca, a interação do público mostrou que o evento foi um sucesso. “Tiramos dúvidas, trocamos experiências e ficamos com gostinho de quero mais. Com certeza iremos realizar novos eventos, até para debater alguns temas polêmicos de forma mais aprofundada. Conhecimento nunca é demais e ficamos felizes com a participação dos profissionais e acadêmicos”, comentou.

Parceiros
Foram parceiros da 2ª Semev, a Anclivepa – Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, Sovetto – Sociedade de Medicina Veterinária do Tocantins, UniCatólica do Tocantins, Ceulp Ulbra- Centro Universitário Luterano do Tocantins, Facit, Universidade Católica, TOP VET, UFT e Vetnil.

Ascom CRMV Tocantins
Andressa Figueiredo