Zootins debate empreendedorismo e atuação do zootecnista em casos de desastres naturais
Na manhã desta terça-feira (14), foi realizada a oitava edição do Zootins- Encontro de Zootecnistas do Tocantins – reunindo estudantes, profissionais e representantes de entidades ligadas à zootecnia em uma programação marcada por conhecimento, debate e valorização profissional. O evento, promovido na programação da Agrotins, trouxe à tona temas atuais e estratégicos para o avanço da profissão, com destaque para o papel do zootecnista frente aos desafios ambientais, tecnológicos e éticos do setor. O Zootins é uma iniciativa do CRMV Tocantins, em parceria com o IFTO Palmas, UFNT, Iesc Guaraí e Unicatolica.
A programação incluiu palestras com especialistas renomados, entre eles o zootecnista e empresário Fernando Scotta, que ministrou palestra com o tema ‘Empreender na Zootecnia: Inovação, Oportunidades e Mercado de Trabalho’. “O zootecnista é conhecido como nutricionista animal da maneira mais comum, mas o profissional na área de corte, por exemplo, precisa apresentar soluções viáveis para aumentar a produtividade e a rentabilidade de fazendas, por exemplo. Assim, temos que ter conhecimento administrativo, gestão financeira, gestão de pessoas e de macroeconomia, a médio e longo prazo”, explicou.
Também foram debatidas ações para superar os desafios da profissão. “Atualmente o mercado está cada vez mais exigente com relação ao profissional ser completo. Ele precisa procurar conhecimento em outras áreas, por exemplo noção de gestão financeira, administrativa e de pessoas. Aquele profissional que sai apenas com o conhecimento empírico e teórico da faculdade tem muita dificuldade de se posicionar no mercado. Tem a demanda, tem um mercado altamente empregador, mas tem a dificuldade de encontrar esse profissional”, pontuou
Outro assunto de destaque foi o papel do zootecnista e do médico-veterinário atuarem de forma integrada em casos de desastres naturais, como o que aconteceu no Rio Grande do Sul, em 2024. “Nós vimos que foi essencial a atuação da zootecnia complementando a medicina veterinária, no abrigamento, manutenção e nutrição desses animais que foram atingidos pelas enxentes. A gente sabe e verificou na prática que unidas as profissões vão mostrar a valorização das classes, que já são fundamentais para o agro”, destacou.
Pela segunda vez no Tocantins, Moreira também enfatizou a proporção da feira da Agrotins, valorizando o agronegócio do estado. “Que a gente possa dar o start da medicina veterinária e da zootecnia, mostrando a pujança deste estado, principalmente onde a medicina veterinária e a zootecnia podem dar sua contribuição”, falou.
A presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca parabenizou todos os profissionais que participaram do evento, e agradeceu a disponibilidade dos palestrantes em dividir seus conhecimentos. “O Zootins reforçou o compromisso do Conselho em valorizar a zootecnia como ciência essencial para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro, além de incentivar o protagonismo dos estudantes na construção do futuro da profissão”, disse.
Ascom CRMV Tocantins
Andressa Figueiredo
Palmas, 14 de maio de 2025.