Seminário de Vigilância Epidemiológica reúne profissionais para atualização e aprendizado
O Seminário de Orientação Profissional sobre Vigilância Epidemiológica, realizado no dia 27 de agosto, foi um evento de enorme sucesso, reunindo cerca de 40 participantes que se aprofundaram em temas cruciais para a medicina veterinária. Com palestrantes renomados e uma programação rica em conteúdo, o evento proporcionou uma oportunidade única de atualização profissional, estimulando o aprendizado e a troca de experiências entre veterinários e acadêmicos, enquanto reforçava o compromisso com a saúde pública e o bem-estar animal.
O evento não só trouxe conhecimento teórico de alto nível, mas também proporcionou um momento único para a troca de experiências e fortalecimento de novas conexões profissionais. Uma das palestras de maior sucesso foi ministrada pela inspetora da SFA/Mapa Dra Ânara Rúbia Martins, que alertou os profissionais sobre os riscos de vender medicamentos veterinários como a ketamina e responder por tráfico de drogas. “Médicos-veterinários precisam ficar muito atentos. Primeiro, a gente não vende esse tipo de medicamento para pessoas que não são profissionais da área. De uso em animais devem ser aplicados somente por médicos-veterinários”, declarou.
Em seguida Dra Ketren Gomes e Dra Mariana Parente falaram sobre os programas de combate e prevenção à leishmaniose e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, desenvolvidos no Centro de Controle de Zoonoses de Araguaína, norte do Estado.
Da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Dr César Bucar apresentou como deve ser preenchido o formulário de notificação obrigatória para doenças no Sisbravet. “Vale lembrar que é obrigação do médico-veterinário fazer a notificação de doenças, auxiliando nas medidas de contenção e combate às doenças/zoonoses”, comentou o assessor técnico Filipe Carrilho, que encerrou as palestras com uma apresentação sobre a Responsabilidade Técnica, Código de Ética e Sistema CFMV/CRMVs.
A presidente do CRMV Tocantins, Márcia Helena da Fonseca, destacou a importância vital da vigilância epidemiológica para o desenvolvimento contínuo da medicina veterinária no estado. “Foi um evento excelente, que reforçou a importância do aprendizado contínuo e da colaboração entre profissionais da área. O CRMV Tocantins continua comprometido em proporcionar momentos como este, que elevam o nível da profissão e fortalecem a saúde única (humana, animal e meio ambiente)”, destacou a presidente.
Assessoria de Comunicação
Palmas, 29 de agosto de 2025