I Curso de Medicina Veterinária Legal do Tocantins é marcado por sucesso e 100% de aprovação do público
Após três dias de palestras, debates e troca de experiências, foi finalizado com 100% de aprovação do público o I Curso de Medicina Veterinária Legal no Tocantins. O evento iniciou na quinta-feira, dia 02, e terminou no sábado, dia 04 de outubro, contando com a participação ativa de mais de 120 pessoas, entre médicos-veterinários e acadêmicos do último período do curso. A iniciativa foi organizada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins (CRMV-TO), em parceria com a Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL) e a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) Palmas.
A profissional Karine Pelizari explicou que, infelizmente, boa parte dos estudantes ainda desconhece essa área da Medicina Veterinária, e destacou a importância da iniciativa. “O Conselho está de parabéns por nos apresentar o tema. Foi muito enriquecedor, porque vimos aqui o que não estudamos na faculdade. Gostei muito de ver como a necropsia é importante para auxiliar o juiz em sua decisão final em um julgamento”, enfatizou.
O estudante Alex da Silva Estevão também elogiou o conteúdo abordado. “Foi muito importante porque nos mostraram que devemos estudar mais, nos atualizar, ter respaldo e conhecimento dos nossos direitos e de como agir com os responsáveis pelos animais — até mesmo para não responder processos judiciais e éticos depois”, declarou.
A médica-veterinária Mary Jane de Abreu destacou que o curso trouxe uma nova visão sobre uma área ainda insipiente no Brasil. “Levo toda essa bagagem de conhecimento e foi muito bom. Excelente o curso”, comentou.
O palestrante Daniel Viana, membro da ABMVL, lembrou que o curso apresentou as bases da área e que agora os participantes devem seguir se aprofundando. “São frutos importantes para colher daqui pra frente, com dedicação e muito empenho, para que a área floresça cada vez mais aqui no Tocantins”, ressaltou.
A presidente do CRMV Tocantins, Márcia Helena da Fonseca, mencionou que o evento foi um divisor de águas para a Medicina Veterinária Legal e agradeceu especialmente aos membros da ABMVL, que gentilmente compartilharam seus conhecimentos e contribuíram para o sucesso do curso pioneiro no estado. “Os participantes ficaram motivados e interessados até o último minuto. O Conselho, que fortaleceu a educação continuada, as capacitações e as reciclagens nesta gestão, fica extremamente feliz. Encerramos um ciclo com chave de ouro e esperamos que o fortalecimento das classes continue nos próximos anos”, afirmou.
Abertura e homenagens
Na abertura do evento, no dia 02 de outubro, o CRMV Tocantins também prestou homenagens aos ex-presidentes do Conselho, como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da Medicina Veterinária e da Zootecnia. Estiveram presentes Juliana Buzolin, filha do Dr. Renato Buzolin (in memoriam); a ex-presidente e primeira mulher eleita em um Conselho de Medicina Veterinária do país, Dra. Arlette Mascarenhas; além dos ex-presidentes Francisco Ramos e Marcelo Inocente Aguiar.
“Ficamos muito felizes por esse reconhecimento. Ser lembrado é muito bom e nos enche de ânimo para fazermos ainda mais pelas classes”, afirmou Ramos durante a homenagem.
Emocionada, Juliana Buzolin agradeceu o tributo e falou sobre a alegria de ver o legado de seu pai permanecer vivo na memória dos profissionais ao longo dos anos. Joina Teles também foi lembrada, com a assinatura da Resolução que nomeia o auditório do Conselho com seu nome. A irmã, Laudicéia Teles, também médica-veterinária, esteve presente na abertura e se emocionou ao discursar. O descerramento das placas Renato Buzolin (Plenário) e Joina Teles (auditório) será realizado dia 31 de outubro.
Membros das Comissões Técnicas e da diretoria do Conselho também foram agraciados com honrarias pelos serviços prestados ao CRMV Tocantins. “Foram anos de muitos avanços no Conselho: reformamos o prédio, arrumamos a casa, capacitamos os funcionários e profissionais, informatizamos processos, firmamos parcerias, fortalecemos o vínculo com as faculdades, fizemos um concurso público e ampliamos o diálogo com a classe médico-veterinária e zootecnista. Hoje, o Conselho está mais moderno, estruturado e próximo dos profissionais, com muito orgulho e gratidão”, pontuou a vice-presidente Dra. Nilda Costa em seu discurso.
Ascom CRMV Tocantins
Palmas, 06 de outubro de 2025