Uma noite de homenagens, reconhecimento e gratidão foi realizada pela Diretoria do CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins nesta segunda-feira, dia 29 de maio, no auditório do Conselho. A cerimônia contou com a presença dos conselheiros, profissionais convidados e do deputado estadual Marcus Marcelo.

Foram homenageados os médicos veterinários Dr. Enoch Borges de Oliveira Filho, pioneiro na Fertilização In Vitro do Brasil, o médico veterinário Renato Buzolin por ser o primeiro profissional médico veterinário registrado no Conselho e também o primeiro zootecnista registrado Anibal Pereira Roque.

Segundo a vice-presidente do Conselho Nilda Francisco Costa, as homenagens ressaltam a importância dos profissionais para o agronegócio regional. “Dr Renato foi o primeiro presidente do CRMV Tocantins e lutou muito para que o Conselho se estabelecesse, primeiro em Miracema e depois em Palmas. O zootecnista Anibal foi pioneiro na área no Tocantins, desbravando o campo de atuação de todos os outros profissionais e Dr Enoch, professor e pesquisador, descobriu uma adaptação para a fertilização in vitro no Brasil, sendo premiado recentemente pelo Nobel da fertilização”, comentou.

Durante o pronunciamento, Dr Enoch agradeceu o reconhecimento do Conselho e comentou que o prêmio é do Brasil e de todos os médicos veterinários que atuam diariamente pelo agronegócio. “É muito bom ser reconhecido, nos deixa muito orgulhosos. É um reconhecimento para o Brasil, que passou a ser bastante reconhecido no exterior pelo trabalho desenvolvido aqui. Somos uma classe corajosa, trabalhadora, competente e outros 40 profissionais poderiam ter ganhado esse prêmio, mas por casualidade eu estive na frente”, comentou o profissional paulista que está aposentado e vive no Tocantins há 26 anos.

Dr Renato Buzolin contou que o Conselho de Medicina Veterinária foi o primeiro conselho de classe criado no Tocantins. “Na época, o presidente do Federal tinha uma forte oposição de um candidato de Goiás e um amigo meu era conhecido do secretário e falou que se eu votasse neles, o Conselho seria criado. Praticamente me vendi”, contou entre sorrisos.

Anibal Pereira Roque depois de formado no Rio de Janeiro, trabalhou no estado do Paraná, quando recebeu convite para vir para Gurupi, na época ainda Goiás. “Me formei numa época em que a zootecnia não era Recebi proposta de voltar para Minas Gerais, mas quis ficar e por aqui e galguei junto a Extensão Rural grandes momentos profissionais que o zootecnista pode oferecer para pequenos, médios e grandes produtores”, explicou, agradecendo também à Diretoria a homenagem e reconhecimento pelo serviço prestado no Tocantins.

O deputado estadual Marcus Marcelo parabenizou a iniciativa do Conselho em homenagear os profissionais que apoiaram e incentivaram as profissões no começo da criação do Estado. “Mais do que justo e merecido pelo trabalho e pela história de vocês profissionais. Isso nos orgulha muito e nos colocamos à disposição para buscar melhorias para essas duas categorias tão importantes para o desenvolvimento do agro”, pontuou.

Entrega de carteiras
A cerimônia também marcou a entrega das carteiras do CFMV – Conselho Federal de Medicina Veterinária para os membros da diretoria e conselheiros do CRMV Tocantins. Na ocasião, a médica veterinária e conselheira Hellen Núbia Maciel destacou a importância do cargo e de representar as classes médica veterinária e zootecnista. “Quando recebemos o convite para participar do processo eletivo, entendemos que era uma convocação e a esses profissionais que aceitaram o chamamento eu rendo homenagens”, declarou.

Para finalizar a cerimônia, o médico veterinário e assessor técnico Filipe Carrilho apresentou as Comissões criadas no Conselho para auxiliar a presidência na tomada de decisões e mostrou parte das atividades já desenvolvidas pelas mesmas.

Palmas, 30 de maio ded 2023.