Quando criança surge a questão: qual profissão exercer? E buscando resposta para esta pergunta que nos fazem (o que vai ser quando crescer?), sonhamos em fazer o que mais nos dê satisfação e alegria. A partir daí, as escolhas podem ser diversas, mas ao ficar adulto poucos têm o prazer de dizer que seguiram seu sonho de criança. Thiago Fontolan Tardivo é uma dessas pessoas e têm aquela empolgação e brilho nos olhos quando fala de uma das suas paixões.

Foi o amor à pesca, ao pescado e à piscicultura que conduziram Tardivo a descobrir a zootecnia e que ela o levaria a trabalhar com o que mais lhe dá satisfação. Seria zootecnista para poder atuar com pescado e certamente naquele momento não imaginaria que iria tão longe fomentar a piscicultura. Paulistano, graduou-se e fez mestrado em Produção Animal em Maringá – Paraná, fez as malas e mudou-se para o Tocantins em 2011, estado que já se destacava por sua grande capacidade de produção de peixes.

Hoje atua como secretário executivo da Câmara Setorial da Piscicultura, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Aquicultura. Além disso, é professor universitário e estimula o setor fazendo o que há de mais lindo: ensinando. Seus alunos, acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, responsáveis por fortalecer um dos setores mais importantes do País, o agronegócio. A atuação na área poderia parar por aí, mas Tardivo escolheu mais envolvimento. Ele ainda ocupa o cargo de Conselheiro Efetivo do CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins e de Diretor de Aquicultura dentro da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva – ANEPE.

“Sou extremamente feliz e realizado com minha profissão, pois, graças à ela consegui conquistar independência financeira, promover políticas públicas para o desenvolvimento da piscicultura tocantinense e compartilhar na sala de aula tudo que já vivi e ainda presencio com os acadêmicos da área. A Zootecnia me proporcionou conhecer diversos estados e criar um excelente relacionamento com diversos profissionais em nível nacional e internacional”, comenta Tardivo.

Sobre o mercado de trabalho, Tardivo explica que a atuação do zootecnista é cada vez mais pujante com o fortalecimento do agronegócio no Brasil. “A produção de proteína animal, tanto para o mercado interno quanto para exportação cresce anualmente, necessitando de profissionais qualificados para que ocorra de forma sustentável”, disse, acrescentando que se orgulha de ver todo o crescimento que a zootecnia, junto com outras formações das Ciências Agrárias, proporcionou ao agronegócio tocantinense e nacional.

Sobre as dificuldades encontradas na área, o zootenista disse que um dos pontos que mais precisa de melhoria é a questão da regularização da atuação profissional, tanto pela tramitação do Projeto de Lei, que está em ampla discussão, como também a Resolução 619/2020.

Aos novos zootecnistas que estão chegando no mercado de trabalho, Tardivo diz que o curso já mostrou sua importância para o mercado, com apenas 53 anos de atuação no Brasil. “A zootecnia é o ‘irmão mais novo’ dos cursos destinados a produção animal e os profissionais precisam ter foco naquilo que desejam. Devem desenvolver diariamente suas habilidades e competências requeridas pelo mercado de trabalho porque para profissionais qualificados e dedicados, há sempre vagas no mercado de trabalho”, citou, pontuando que os acadêmicos devem realizar estágios, participar de eventos e ampliar sua rede de contatos ao máximo.

No CRMV Tocantins temos 388 profissionais registrados e apenas 239 atuantes. E isso acontece em todo o território nacional. Mas por que muitos se formam e não atuam na área? Para Tardivo, os motivos podem ser diversos como falta de vocação, descontentamento com a remuneração oferecida ou por não desejarem atuar no interior do Estado. “Aqueles que não atuam por questões de empregabilidade digo que, se ainda não conseguiram atuar como zootecnistas na área que desejam, que busquem capacitações e formações para ampliar seus leques de conhecimento. É preciso focar naquilo que realmente deseja e não se sentir inferior por começar com um cargo inferior do almejado. Foco, fé e força”, finalizou.

Dia do zootecnista

No dia 13 de maio é comemorado o Dia do Zootecnista, e o sistema CFMV/CRMVs está em campanha nacional, mostrando os profissionais que fazem acontecer. O CRMV Tocantins entrevistou dois zootecnistas apaixonados pelo que fazem. O objetivo é que a comunidade e os colegas de profissão conheçam essas pessoas que fazem acontecer por aqui e ajudam a fortalecer o agronegócio regional e nacional. Zootecnista: gente que faz acontecer!

Ascom CRMV Tocantins
Andressa Figueiredo