Desde março de 2020, a Diretoria do CRMV Tocantins tem oficiado Governo do Estado e Prefeituras informando a prioridade na vacinação contra Covid-19 dos médicos-veterinários como profissionais da saúde no Plano Nacional de Imunização. Vários municípios tocantinenses compreenderam a importância do médico-veterinário para a manutenção da Saúde Pública e a categoria já foi vacinada nestes locais.

A mesma comunicação foi realizada na cidade de Palmas, mas apesar disso, os profissionais não estão recebendo o imunizante e não têm sequer a informação de quando isso irá ocorrer. Para resolver a questão, além de novos documentos encaminhados, a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca realizou reunião com membros da Secretaria Municipal de Saúde no dia 08 de fevereiro. No mês de março, novos ofícios e lista atualizada com os nomes dos médicos-veterinários registrados no Conselho foram enviados para a Secretaria de Saúde de Palmas, além de inúmeros contatos.

O CRMV Tocantins entende que dentro do grupo prioritário é preciso obedecer uma sequência lógica, com idosos e pessoas com comorbidades à frente na imunização, mas lamenta profundamente a lentidão deste processo na Capital, prejudicando outros grupos prioritários. Lembramos que a vacinação é a única forma eficaz e segura de proteger os cidadãos contra essa doença que tem destruído milhares de famílias, e em Palmas, está chegando por vezes, tarde demais.

Neste contexto, o direito da imunização do médico-veterinário está sendo cerceado, causando constrangimento de cunho moral e psicológico a esses profissionais e não sendo cumprida a vacinação de acordo com o Plano Nacional.

Diante disso, o CRMV-TO entrou na Justiça para a imunização dos médicos-veterinários em Palmas em razão das recusas do não cumprimento do Plano, não reconhecendo esses como trabalhadores enquadrados nos serviços de saúde e dentro das atividades essenciais que não podem parar.

Finalizamos com a frase de Louis Pasteur “A MEDICINA CURA O HOMEM, A MEDICINA VETERINÁRIA CURA A HUMANIDADE”.

Márcia Helena da Fonseca

Presidente do CRMV Tocantins