O Ministério da Saúde já informou que os médicos-veterinários serão imunizados na primeira fase de vacinação contra a Covid-19, já que estão entre os profissionais da área de saúde. Diante disso, o CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins se antecipou e já está informando, por meio de ofícios, o Governo do Estado do Tocantins e os municípios sobre a quantidade de profissionais em cada localidade, para facilitar a organização e distribuição das doses.

O médico veterinário é considerado profissional da saúde e o Conselho Nacional de Saúde, determinou através da Resolução nº 287, de 10 de outubro de 1998, que devem ter acesso igualitário aos serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde.

A presidente do CRMV Tocantins, Márcia Helena da Fonseca, ressalta apenas que no primeiro momento, devem ser vacinados os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia nos hospitais, prontos socorros e ambulâncias, como enfermeiros, fisioterapeutas e médicos.

Após isso, serão imunizados pessoas com mais de 75 anos, trabalhadores de instituições de acolhimento de idosos, jovens e adultos com deficiências. Em seguida, serão vacinados os demais trabalhadores de saúde, e aí entra o médico veterinário.

No Tocantins, são 1.216 médicos-veterinários cadastrados no CRMV Tocantins. Para a vacinação, os médicos veterinários devem apresentar a carteira profissional, emitida pelo CRMV Tocantins.