O ano de 2020 foi atípico e muitos planos precisaram ser modificados devido a pandemia da Covid-19. Apesar do isolamento e distanciamento social imposto pelo novo coronavírus, a Diretoria do CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia avaliou o saldo das ações de 2020 como positivo.

Neste período, o número de profissionais e empresas inscritos se manteve. Ao todo, 108 profissionais (médicos-veterinários e zootecnistas) e 55 empresas se cadastraram no Conselho. Isso mostra que mesmo durante a crise o setor continuou em crescimento, com abertura de novos postos de trabalho.

No setor de fiscalização foram realizadas 162 visitas, sendo 35 delas efetivadas entre janeiro a abril, e 127 entre os meses de maio a dezembro. Foram emitidos 76 Autos de Infração, sendo 24 documentos entre janeiro a abril e 52 entre maio e dezembro.

O ano também foi marcado pelo reforço de novas formas de atendimento e na prestação de serviços, seja por telefone ou on-line. Desde o começo da pandemia foram mais de 1.600 atendimentos por telefone, 2.532 atendimentos por e-mail e 758 protocolos realizados. Os profissionais também solicitaram pelo Siscad e 471 ART- Anotações de Responsabilidade Técnica foram emitidas, sendo 269 em janeiro/abril e 202 entre maio e dezembro.

Eventos
Além disso, os eventos on-line também ultrapassaram fronteiras e possibilitaram a participação de profissionais do Tocantins, de outros estados e até de residentes em outros países. Em abril foram realizadas cinco lives sobre assuntos diversos de interesse das classes e cada evento contou com mais de 150 participantes.
De 11 a 15 de maio, foi realizado em parceria com a Católica a quarta edição do Zootins – Encontro de Zootecnistas do Tocantins (on-line), e foi um sucesso, contabilizando 850 participantes ao todo.

No dia 27 de agosto, foi realizado o primeiro Seminário de Responsabilidade Técnica de forma on-line, pela plataforma Sympla, e mais de 80 profissionais participaram, fizeram uma avaliação e receberam seus certificados.

Em setembro, o CRMV realizou nos dias 02 e 03 de setembro, a 2ª edição da Semev – Semana do Médico Veterinário, debatendo temas como “Atribuições do RT Médico Veterinário em estabelecimentos industrializadores dos Produtos de Origem Animal”, e “Biotecnologia Aplicada na Reprodução Bovina”. Ao todo, 500 pessoas assistiram ao evento, que abriu o Mês do Médico-veterinário no Tocantins.

Além dos eventos organizados pelo Conselho, a Diretoria também apoiou a realização de eventos técnicos de outras instituições, incluindo a Sovetto – Sociedade dos Médicos-veterinários do Tocantins e as faculdades. “Foi um ano de muito aprendizado e descobrimos novas formas de eventos, que facilitam a logística e a participação de profissionais de várias regiões do Estado. O conhecimento deve ser compartilhado e descomplicado e a internet é nossa aliada. Avaliando o ano como um todo, foi muito positivo e esperamos que 2021 possamos concretizar alguns projetos, como a reforma da nossa sede que já tem 25 anos”, comentou a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca.

Convênios
A Diretoria do Conselho também não mediu esforços para fechar parcerias e convênios visando beneficiar os filiados, com descontos em postos de gasolina, hotéis e alugueis de veículos. “Em breve vamos divulgar uma grande novidade para os filiados, um convênio desejado e solicitado pelos profissionais durante muito tempo. Estamos muito felizes com a parceria”, citou Márcia.

Valorização
O CRMV Tocantins também lutou pela valorização das classes durante a pandemia. Entre as solicitações que fez a diversos órgãos, destacam-se a manutenção dos estabelecimentos veterinários e de venda de alimentos para animais durante a pandemia; vacinação contra gripe dos médicos-veterinários como profissionais da saúde; inclusão do mv na tabela do Sebraetec; e habilitação de mv’s e zoo’s como RT’s de projetos de crédito.