A Diretoria e conselheiros do CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins, em parceria com a Sovetto – Sociedade dos Médicos Veterinários do Tocantins, está reforçando a solicitação de vacinação prioritária dos médicos-veterinários contra a Covid-19 aos municípios. Os ofícios, em conjunto das duas entidades, estão sendo entregues pelos próprios conselheiros as cidades onde a imunização não está acontecendo. O direito de vacinação do mv como profissional da saúde é garantido pela Resolução nº 287, do Conselho Nacional de Saúde, ainda em1998 e em vários municípios vem sendo cumprido.

“Desde o começo da pandemia oficiamos Estado e Prefeituras sobre o serviço essencial prestado pelo mv e destacamos a prioridade dos mesmos. Já fizemos inúmeros contatos. A vacinação dos médicos veterinários é legitima e estaremos lutando para esse reconhecimento até o final”, explicou a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca, acrescentando que a causa já ganhou apoio de vários órgãos e entidades como Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, Anclivepa – Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, SFA – Superintendência Federal da Agricultura e agora o Sindicarnes – Sindicato das Indústrias de Carnes do Tocantins.

“Estamos engrossando o coro da solicitação e temos conseguido retorno em vários municípios. Podemos citar Araguaína, que já imunizou os profissionais com a segunda dose, dentro do seu plano de imunização e respeitando os grupos prioritários”, pontuou a presidente do CRMV, elogiando a gestão.

O CFMV – Conselho Federal de Medicina Veterinária e outras cinco entidades ligadas à medicina veterinária também conseguiram nessa semana uma reunião com representantes do Ministério da Saúde, onde foi prometido a correção do Ofício nº234/2021, priorizando os mvs na imunização. Este ofício trata das orientações técnicas de vacinação dos trabalhadores de saúde e, com a retificação, os mvs serão incluídos nos grupos prioritários. Saiba mais sobre esse assunto em https://www.cfmv.gov.br/ministerio-da-saude-promete-corrigir-oficio-e-priorizar-medicos-veterinarios-na-vacinacao-contra-a-covid-19/comunicacao/noticias/2021/05/20/.