Com a antecipação da campanha de vacinação contra a H1N1, a diretoria do CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins, está informando as prefeituras tocantinenses sobre a prioridade dos médicos-veterinários como profissionais da saúde. Os documentos estão sendo enviados a todas as 139 prefeituras e busca conscientizar os gestores públicos sobre o papel do mv e sua importância no cenário de saúde pública.

O médico veterinário é considerado profissional da saúde e o Conselho Nacional de Saúde, determinou através da Resolução nº 287, de 10 de outubro de 1998, que devem ter acesso igualitário aos serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde. O profissional mv atua em mais de 80 áreas e é responsável pela saúde de animais, do meio-ambiente e também de homens, com a inspeção de alimentos de origem animal, por exemplo.

A presidente do CRMV Tocantins, Márcia Helena da Fonseca, explica que com a população imunizada contra o vírus da H1N1, e tendo em vista os sintomas serem parecidos com a da Covid-19, ficará mais fácil identificar a doença e evitar a sobrecarga do serviço de saúde. “Para garantir a saúde de toda coletividade, os médicos veterinários estão expostos aos tutores de animais, atendendo a serviços de urgência e emergência, frigoríficos, indústrias de produtos de origem animal, entre outras áreas de importância para a saúde humana, saúde pública, saúde animal e meio ambiente”, explicou a médica-veterinária.

No Tocantins, são 1.216 médicos-veterinários cadastrados no CRMV Tocantins. Para a vacinação, os médicos veterinários devem apresentar a carteira profissional, emitida pelo CRMV Tocantins.

Palmas, 22 de abril de 2021.