Mudar nem sempre é fácil, mas para alguns faz parte do crescimento profissional e pessoal. Assim, o médico-veterinário Cláudio Sayão, recém formado na Faculdade Federal de Pelotas – RS, resolveu encarar o desafio, deixando familiares e partindo para um local totalmente diferente no clima e na pecuária. Viajou mais de três mil quilômetros, buscando mais oportunidades no recém criado Tocantins. Era junho de 1989 e o médico-veterinário não demorou a encontrar um emprego. Foi participar do pré-serviço do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins.

De lá pra cá, conheceu muito produtor, trabalhando como extensionista no próprio Ruraltins, na Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, e também na Secretaria Municipal de Agricultura, onde está atualmente. Sua paixão é a bovinocultura de leite e já viu o Estado ser um dos maiores produtores da Região Norte. Viu também muita gente chegar e muita gente ir embora, devido as dificuldades que o setor impõe, mas ele nunca se foi. “Há muito campo de trabalho, especialmente no Tocantins, mesmo após 31 anos de sua criação. Posso afirmar que está havendo uma transformação tecnológica na pecuária e isso gera trabalho para os que apresentam compromisso e competência. Os produtores andam pensando na gestão de seus negócios e em renovação, buscando melhores resultados”, comentou o médico-veterinário.

Renovação, segurança e qualidade que se vê também nos frigoríficos, laticínios e nos mercados. Quem compra ovos, queijo, leite e carne nem imagina, mas o médico-veterinário já passou por lá, checando se os POA – Produtos de Origem Animal – podem ser consumidos. Cláudio é um desses profissionais, que atua como RT – Responsável Técnico, orientando proprietários e funcionários a atender todas as normas de segurança na hora da produção, armazenamento e exposição dos POAs.

Apaixonado pela profissão, Cláudio aconselha os acadêmicos e novos profissionais. “Para os estudantes eu falo que aproveitem o tempo para se prepararem ao máximo. Tudo deve ser visto como importante. Aos novos profissionais, capacitem-se, busquem áreas que são poucos exploradas e tornem-se referência. Isso só se consegue com estudo e prática”, pontua o médico-veterinário.

Campanha
No dia 09 de setembro é comemorado o Dia do Médico-veterinário e o Sistema CFMV/CRMV’s está em campanha pela divulgação da ampla atuação destes profissionais e da importância deles para a Saúde Única. O médico-veterinário pode trabalhar em mais de 80 áreas, resguardando a saúde dos animais, e também do homem, além de buscar a melhor forma de proteger o meio ambiente.

Lançada no dia 2 de setembro, a campanha tem como tema ‘O médico-veterinário também cuida de você’ e ficará no ar até o final do ano. Será possível conferir, nos meios digitais dos conselhos regionais e federal, peças como hotsite, vídeo institucional, podcasts, depoimentos de profissionais, cards em mídias sociais e reportagens. Haverá ainda dois eventos on-line, nos dias 3 e 4 de novembro: o II Simpósio Internacional de Saúde Única e o IV Simpósio Paranaense de Saúde Única, ambos com o tema Água: O Sangue Terra e com inscrição gratuita. Saiba mais em crmvto.go.br.