O papel do médico-veterinário na efetivação dos Direitos dos Animais é o tema do Simpósio que será realizado na noite desta quarta-feira, dia 28 de abril, e contará com a participação da presidente do CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins Márcia Helena da Fonseca. O link de acesso ao Simpósio será divulgado na quarta, dia 28, no Instagram do curso de Medicina Veterinária do Ceulp/Ulbra. O evento é uma ação do Projeto de Extensão “Educação em Saúde Animal”, vinculado ao curso, e ocorrerá pela plataforma Google Meet. 

A primeira palestra da noite ocorrerá às 19h e será ministrada pela advogada Dra Renata Esteves, que irá abordar “Aspectos Jurídicos da Proteção Animal e a Legislação Sobre Maus Tratos”. Renata é secretária geral da Comissão de Proteção e Direito Animal e conselheira suplente do Comitê Estadual Pró-Animais do Tocantins, tem pós-graduação em Direito Processual Civil e está fazendo pós em Direito Previdenciário.

Às 20h, Márcia falará sobre “Abandono e Maus Tratos é Crime”, esclarecendo a todos o que pode tipificar o crime contra os animais. A presidente do CRMV Tocantins é médica-veterinária, pós-graduada na área de Higiene, Processamento e Controle da Qualidade em Carne, Leite, Ovos e pós-graduada em Epidemiologia Veterinária em ênfase em Defesa Sanitária.

Segundo Márcia, com a pandemia da Covid-19 e os casos de fake news envolvendo animais, aumentou significativamente o número de animais abandados nas ruas, por exemplo. “Temos um problema grave na sociedade e precisamos debater e esclarecer a população sobre o crime de maus tratos e sobretudo, enaltecer o trabalho dos médicos-veterinários no combate à essas práticas”, disse.

Ascom CRMV TO
Andressa Figueiredo